https://files.dre.pt/1s/2009/09/17600/0616706192.pdf
Regulamenta o regime jurídico para a promoção e prevenção da segurança e saúde no trabalho, em conformidade com o disposto no artigo 284º do Código do Trabalho, no que diz respeito à prevenção.
https://files.dre.pt/1s/2014/01/01900/0055400591.pdf
Efectua a segunda alteração à Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro, que aprova o regime jurídico de promoção da segurança e saúde no trabalho, e a segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 116/97, de 12 de Maio, que transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 93/103/CE do Conselho, de 23 de Novembro, relativa às prescrições mínimas de segurança e saúde no trabalho a bordo dos navios de pesca.
Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho.
https://osha.europa.eu/pt/front-pageAssociação de Empresas de Saúde e Segurança do Trabalho
http://www.aest.ptAutoridade para as Condições de Trabalho
http://www.act.gov.ptAutoridade Nacional de Protecção Civil
http://www.proteccaocivil.ptCentro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças
http://ecdc.europa.eu/en/Pages/home.aspxDirecção-Geral da Saúde
http://www.dgs.ptInstituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo
http://www.insht.es/portal/site/Insht/Institut National de Recherche et de Sécurité
http://www.inrs.fr/International Ergonomics Association
http://www.iea.cc/International Organization for Standardization
http://www.iso.org/Organização Internacional do Trabalho
http://www.ilo.org/global/topics/safety-and-health-at-work/lang--en/index.htmOrganização Mundial de Saúde
http://www.who.int/Société d´Ergonomie de Langue Française
http://www.ergonomie-self.org/A posição incorrecta do ecrã pode contribuir para a ocorrência de sintomas de lesão músculo-esquelética na região da coluna cervical. Quando trabalha com o computador, deve ter em consideração a posição, a distância, a inclinação e a altura do ecrã.
O monitor deve estar de frente para o trabalhador, para evitar a adopção de posturas inadequadas nomeadamente a torção do tronco.
O trabalho na posição de sentado conduz a riscos (designadamente de natureza músculo-esquelética e cardio-circulatória) que podem ser prevenidos (ou pelo menos atenuados) pelo recurso a equipamentos de trabalho (cadeira e mesa) com características adequadas e pela observação de determinadas regras posturais.
Nota Técnica - Apoia-pésUm apoio para os pés é um equipamento que se utiliza para obter ângulos mais confortáveis entre a perna e o pé, sendo ainda um meio que contribui para a adopção de posturas de trabalho mais adequadas.
Sempre que após a regulação da altura do assento (face à superfície de trabalho) o trabalhador não consiga apoiar os pés totalmente no chão, torna-se necessária a utilização deste equipamento.
Regras básicos a seguir para a regulação da altura do assento:
1. De frente para a cadeira, proceder ao ajuste da altura do assento, para que o ponto mais alto fique ao nível dos joelhos.
Quando as tarefas de um trabalhador requerem a utilização de uma viatura para se deslocar, esta assume o papel de qualquer outro instrumento de trabalho. Da sua maior ou menor adaptação às características de quem a utiliza depende nas só a maior ou menor facilidade com que desempenha as suas funções como, também, o maior ou menor desgaste do seu utilizador. É, portanto, uma condicionante da actividade.
As características do veículo (caixa de velocidades, pneus, suspensão, sistemas de segurança passiva,…), do habitáculo (assento, encosto, volante, …), são factores determinantes de conforto e segurança e influenciam directamente o grau de exigências sobre quem conduz.
Os pavimentos com revestimento têxtil (vulgarmente designados por alcatifas) são frequentemente seleccionados por razões estéticas e por apresentarem boas características fónicas e permitem uma boa aderência. Estão, contudo, associados a um conjunto de dificuldades relevantes que importa equacionar devidamente antes de a escolha ser concretizada.
A textura destas materiais facilita a infiltração e acumulação de poeiras que contêm elevadas quantidades de elementos responsáveis por problemas de saúde do foro alergológico e que se podem manifestar ao nível dermatológico, respiratório e ocular.
É desejável que em locais de trabalho em que se manipulem alimentos exista uma preocupação vincada e clara relativamente a qualquer situação que se possa constituir como um factor de risco para a contaminação das matérias-primas, dos equipamentos e dos processos funcionais. Neste sentido, a possível existência de uma doença infecto-contagiosa por parte de um trabalhador deve ser apreciada em função do seu tipo, natureza e possibilidade de se constituir como potencial contaminadora. Há, contudo, que atender devidamente a diversos aspectos:
a) Doença infecto-contagiosa é uma expressão que abrange um extenso número de patologias, de causas e características muito distintas e com diferentes modos de se poderem propagar quer a terceiros quer a alimentos. Não se pode (porque é totalmente desadequado e sem qualquer rigor científico) colocar no mesmo contexto todas as doenças deste tipo.
Ajudar os ergonomistas ou outros técnicos com formação específica a realizar rápida e comodamente a avaliação do risco de Lesão Músculo-Esquelética;
Reduzir os tempos de tratamento de dados nas avaliações do risco de Lesão Músculo-Esquelética;
Facilitar e agilizar a introdução de dados das diferentes metodologias;
Simplificar a utilização das metodologias incluídas;
Comparar o risco de Lesão Músculo-Esquelética nos vários postos de trabalho;
Poder utilizar uma APP para recolha rápida e fácil dos dados nos locais de trabalho;
Facilitar a comparação dos níveis de risco e elaborar as medidas preventivas adequadas para cada situação.
Recolher os dados através de um telemóvel com sistema operativo Android;
Registar as condições de trabalho e medidas preventivas;
Aplicar o método escolhido para avaliação de um posto de trabalho numa só janela;
Partilhar os dados entre os técnicos;
Obter informação sobre os níveis de risco, medidas e mapas de risco;
Elaborar relatórios por posto de trabalho;
Reduzir o tempo de tratamento de dados e realização do relatório.
14 metodologias:
RULA,
OWAS,
REBA,
STRAIN INDEX,
OCRA,
Guia INSHT,
NIOSH Simples,
Multitarefa e Sequencial,
ISO 11228-1,
Snook e Ciriello,
INSHT EDV,
ROSA,
WBGT
Windows 7 ou posterior
Microsoft Office 2007 ou posterior
Smartphone com sistema Android (APP ErgoSoft)
A Psicopreven oferece suporte contínuo à distância sobre o funcionamento
do software de avaliação do risco de Lesão Músculo-Esquelética.
A licença não tem nenhum custo de manutenção, o uso é ilimitado.
As licenças são únicas (por utilizador) e será fornecido um código de acesso
para cada licença.
Preço do suporte e licença: a versão em português é adquirida através da
SO - 600 €, iva não incluído.
Nota: todo o apoio técnico ao funcionamento do software é feito pela Psicopreven